sexta-feira, 25 de maio de 2012

No espelho

Quer alguém mais cúmplice do que a sua imagem no espelho?
Me olho, me enxergo, encaro no olho a olho, me dispo de toda a roupa que acompanha meu corpo nessa jornada complexa da vida. Canto alguma canção pelado, imitando Elvis, talvez Ney Matogrosso. Posso até imitar eu mesmo se quiser. Vai do gosto.
O espelho me mostra até o que eu não quero enxergar, ele conhece meus pontos fracos, minhas veias saltadas, minhas manchas, minhas fraquezas. Mas conhece também o lado bom, a silhueta, o perfil e o frontal, a mesmice e a mudança, o novo e o velho.
Sabe que no fim do dia, ao encará-lo de frente, está por vir uma pequena reflexão, ainda que resuma-se a fazer a barba, lavar o rosto ou escovar os dentes. Ele sabe se você não escovou direito, se fugiu da academia, se bebeu demais ou comeu de menos.
Ele te diz que você precisa cortar o cabelo, espremer uma espinha, sorrir mais.
É tão cruel quanto real, que muitas pessoas tem medo de espelho mas encaram-no o dia todo, como se sua insegurança fosse reforçada pela opinião de um terceiro que se admira, mas enxerga mais defeitos que qualidades e quer esconder suas "imperfeições", seja lá o que isso for.

O espelho te mostra que beldades são raras... aliás, quem são beldades?
Posso ser uma se eu quiser. Posso ser o que eu quiser e enxergar no espelho, antes que ele se quebre com a suposta feiura. Posso inventar ser James Bond ou pegar o desodorante e fazê-lo de microfone achando estar perto de um cover fiel do Sidnei Magal... Posso contar uma piada pra ver como minha interpretação será na hora ou ensaiar um discurso de amor daqueles que quando se chega perto da pessoa esquece de tudo e acaba improvisando coisas terríveis e sem sentido, mas que são muito mais bonitas do que os ensaios no banheiro.

E o espelho está lá, todos os dias, todas as noites. Não foge por você aparentar o que é. Na verdade, se alguém tivesse que ter o direito de reclamar de você, seria ele.
Mas não, cala-se, encontra a sua cabeleira desarrumada, os seus olhos sujos e seu bocejo escancarado e nada diz, apenas mostra o que vê.
E sempre é bonito.