sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Profissão: Tatuador e Amigo

Muitas vezes, me surpreendo por toda a psicologia e amizade que desenvolvi como tatuador.

Deixa eu explicar: O tatuador sempre é algo a mais que isso quando recebe um cliente.
Por dois motivos.
Primeiro que ele lida diretamente com diversas pessoas diferentes todos os dias (e isso jé é bem complexo). Segundo, porque essas pessoas trazem histórias e pedem conselhos.

Eu sou ainda mais psicólogo as vezes devido ao meu modo de trabalhar.
Atendo uma pessoa por vez e, muitas vezes, ela vai ao estúdio muitas vezes antes só pra conversar sobre o desenho ou sobre suas expectativas com o adereço novo. Nessas idas e vindas, conversas, idéias e assuntos diferentes, acabamos sentindo afinidades. Você não vai se tatuar com alguém que não lhe traz confiança ou energias positivas, certo?

Paciência é o lema para se trabalhar do meu modo. Eu não pego muitas tatuagens no mesmo dia. No máximo duas. Costumo canalizar muita energia para tudo o que eu faço e me concentro. Então, ao final de dois trabalhos parece que minha energia toda foi sugada! Preciso de umas horas pra me recompor.. Não sei se acontece com todos.

Gosto de ter tempo para sentir o que estou fazendo. Quanto a isso, nenhum cliente reclama.

E enquando tudo gira mais rápido e a tecnologia avança incrivelmente, procuro acalmar os ânimos dos apressados e trabalhar com calma. Nada precisa de pressa quando o assunto é "para sempre".

Com esse modo de trabalho, a maioria dos clientes acaba criando um laço de amizade.

Muitos que vêm se tatuar contam histórias que até emocionam. Alguns têm problemas em casa, outros tem saudades de alguém, de algo que já se perdera mundo afora... Nunca, claro, dou opiniões concretas sobre "isso ou aquilo", mas o conselho, o conforto e as horas a fio que passamos, eu pela concentração e a pessoa pela dor, acabam rendendo boas conclusões...

Na maioria dos casos, gosto de mostrar para as pessoas que a situação em que ela se encontra, seja um caso leve ou grave, nunca é a pior que possa existir. Sempre há uma solução, mas se o caso for de "chutar o balde", chutamos também!

Sem restrições. Cada pessoa que passa por aqui é única, assim como cada trabalho.


Abraços flamejantes a todos...