terça-feira, 7 de agosto de 2012

Questionar é seu direito

Guilhotina, os fios de sol que entram de leve pela janela contrastam com as dores da vida real. Se bem que entenderia facilmente se o sol não fosse real, de tão intenso e vívido..
O excesso de esperança que vejo nas pessoas torna-se alvo fácil para os aproveitadores de "Deus", que circulam ao nosso lado nas ruas, dizendo-se cheios de virtudes e enviados por "Ele".
Paro e penso: quem é este ser humano que tem a audácia de se julgar superior e, pior ainda, o ATREVIMENTO de dizer-se enviado dos céus? E que história é essa de céu?

Céu e inferno, bem e mal.. todas as figurações criadas para que pudéssemos, se não entender, nos consolar sobre os acontecimentos bons ou ruins que nos acontecem diariamente. Me intriga o fato do comportamento humano estar ligado ao medo de ir para um lugar ou outro depois da sua morte. Uns deixam-se levar na maré destas figurações, muitas vezes absurdas. Outros jogam a culpa nos seus deuses, seus demônios e santos depois de não "serem atendidos" por eles.

Enquanto isso, os palácios ostentam seus tamanhos, seus dourados, suas peças intocáveis de ouro e mármore. É tão difícil ser simples? Não digo ser humilde, chorar e viver na necessidade por fé em algo.
Nem passar sacrifícios para poder ir para o tão aclamado "céu". Mas ser simples no sentido de passar recados verdadeiros, ajudar na construção de uma cidadania verdadeiramente imponente à nação que chora por corrupção.

E ao invés disso, muitos dos que se dizem enviados por seu deus, fazem parte do mesmo maço sujo de cigarro barato onde estão os corruptos. Ta aí uma coisa que eu nunca entendi e não pretendo: excesso de poder. Por que será que tantos perdem a noção do limite quando tem o poder nas mãos? Como essas pessoas dormem de noite, se eu que, por muito menos, já passo a noite em claro?

Todo o maquinário das intrigas políticas e religiosas usam VOCÊ pra justificar seus atos. Ora tiram o seu dinheiro, ora tiram o seu direito de pensar da maneira mais prudente. Me entristece pais que deixam de colocar comida na mesa para entregar ao dízimo, já que ele garante sua paz com Deus. Assim como me entristece os caras lá no Senado que nos roubam descaradamente e continuamos votando, elegendo, sorrindo... Inibem o seu pensar, tiram da educação e colocam o medo divino em suas mentes. Pronto, estão com você nas mãos

Me perdoe se você não concorda. Aliás, não quero o seu perdão, quero o seu pensar. Se você leu até aqui e, espero, entendeu o recado, plantei uma semente do questionamento na sua mente. Pra mim, satisfaz.

Só haverá revolução verdadeira quando cada indivíduo entender que CONHECIMENTO pode ser auto-didata e não depender do que passa nas televisões, nos encontros religiosos...

Sou defensor do direito de questionar.