quarta-feira, 20 de abril de 2011

Economia sacana pré-feriado

Entre uma leitura e outra, um trabalho e outro, um acorde do violão ou porrada na bateria, eu escrevo.

Após ler algumas biografias, me dedico ao estudo dos sinais do corpo...
Parece interessante, sabe? Daqueles sinais inconscientes que todo mundo dá...

Mas algo me toma o prumo.
Após uma longa conversa com o pai Ferrari eu pude entender bem mais sobre economia, algo complexo demais, mas eu tento.

Entenda você: A gasolina aumentou de preço devido aos problemas com a Líbia, visto que importamos petróleo de lá.
Daí vem alguém e diz: "Porra, mas nós somos quase auto-suficientes em petróleo e a gasolina está cara!"

Sim, mas o nosso petróleo não é o do tipo mais refinado, contém muito enxofre.
E o processo pra tirar isso é caro.

Logo?

A gente exporta petróleo e compra aquele que vai se tornar nossa gasolina.

Agora, boicotar os postos BR pode funcionar sim.
Entenda: A Petrobrás é uma estatal, logo, "patrocina" projetos governamentais, como o Bolsa Família.
Se todo mundo parar de abastecer nos postos BR, faltará grana para projetos governamentais e, mesmo importando gasolina de fora, eles terão de baixar valores.

E com relação ao salário mínimo.
Todo mundo reclamou, mas o que não chega ao povo são as explicações para a inflação: Com muito dinheiro em circulação, os produtos iam triplicar seu valor...
Agora, isso é outra história.

Mas agora, por que eu estou dizendo tudo isso?

Não sei. É um pouco de necessidade de tentar entender o mundo sacana a minha volta.

Escrevo informação, bobagem, cultura, sexo, politicagem sacana...

E sempre trabalho em um projeto paralelo...

Acho que isso fez minha cabeça.

Espero ter alegrado sua véspera de feriado.

Abraços grátis.