quinta-feira, 10 de março de 2011

A elegância do atraso

Eu encontro elegância no atraso.
Nada a ver essa história de "pontualidade britânica".
Ela me faz revirar as tripas.

O atraso traz expectativa.
Pode ser bom ou ruim, depende do que virá pela frente.
Mas no atraso, eu encontro o charme de uma espera que se tornará recompensadora.


A noiva atrasa, um bom show atrasa, um dia esperado demora a chegar...

Raramente você me verá chegando em um horário certo, exato e calculado.
Ou, pior ainda, antes dele.

Acho que trago isso da infância.
Minha mãe me falava que chegar cedo na festinha dos amigos pegava mal, algo comparado ao cara "chato" da galera.
Me acostumei tanto a esperar uma meia hora do começo das festas para então sair de casa que acabei adquirindo o hábito.

Profissionalmente, não deixo ninguém esperando esses 30 minutos, claro.
Mas 3 minutos, quase sempre.
Sempre há hora para um café.
Pra mim e para o cliente.

E já briguei, contornei, expliquei que esse meu atraso é só o "time" natural em que as coisas acontecem.
Eu não atraso de propósito, nem calculo tempo.
As coisas simplesmente acontecem.
Como tudo na vida.

Mas tem onça que não entende o caçador...

E não nego, condeno ou faço auto-punição por esse atraso.
Encontro nesse tempo, a chance de ouvir um som que venha de um lugar diferente, pensar diferente.

Nada mais elegante, convenhamos.
Não que eu seja lá muito elegante.
O atraso em si, sim!
Essa é uma das maiores artes..

Não adianta você ensaiar, tentar, treinar ou cronometrar o tempo certo de atraso.

Na vida existem os apressadinhos e os pés no chão.
Eu sou o apressado e atrasado.
Vou na contramão, com atraso de 3 minutinhos.

Tudo intrinsecamente mancomunado nessa vida..
Vai saber...

Talvez eu esteja atrasado nesse exato momento.
E você nem sabe.
Mas sempre dá tempo de rascunhar algum momento da sua vida..


Abraços atrasados.