domingo, 17 de março de 2013

Dimensão

Pego no sono profundo.. induzido, confesso. Não sei quanto tempo depois, imagens começam a se formar em minha mente (ou fora dela) com uma precisão milimétrica. Me sinto leve de corpo, alma e companhia. Vi muitas pessoas em volta de uma fogueira.. se divertindo e, o mais importante, fazendo o que queriam sem ninguém para castrá-las.

Alguns se abraçavam, deitados na grama. Outros pulavam a fogueira desafiando o fogo a cumprir sua função de queimar. Pessoas vestidas, pessoas nuas, diversas raças. O elemento principal era um som de vozes e risadas que soavam tão bonitas quanto um mantra, talvez tambores e cordas acompanhassem. O som não era tão nítido quanto as imagens. Amigos, aqueles de verdade verdadeira.. Parentes, idem. Estavam presentes.

Como uma passagem que não me assustou, me vi sob o mar. Era noite e eu não encostava na água. Apenas deitado, mas ela não me molhava. Acho que flutuava. Sozinho. Na imensidão daquele mar negro pensei em tantas coisas que elevei a uma importância que não mereciam, tantas dimensões maiores que os simples problemas podiam tomar. Sem que tomassem conta, como aquele mar pronto para me engolir, entendi que aquela visão de céu estrelado que eu tinha naquela noite, era um sinal para continuar seguindo no que eu acredito.

Dando devidas proporções aos acontecimentos, senti o pôr do sol. De mãos dadas com a minha companheira de viagem, acordei em uma montanha daquelas onde a brisa é leve e gelada. Podíamos enxergar o mundo lá de cima. De fato, enxergávamos. Entendemos nossa dimensão no todo e o quanto eramos pequenos, porém, elementos fundamentais um ao outro. Demos risada de nós mesmos. Pela simples vontade de rir.

Andamos sob a enorme pedra. Entendemos o porquê de o sol nos acordar e a lua nos ninar todos os dias..

Quando acordei, percebi que estava um pouco cansado. Talvez tenha viajado mesmo por esses lugares. Mas não me lembrava da resposta final. É exatamente esse o ponto. Não podemos saber, senão talvez viveríamos com menos entusiasmo. E quando coloquei os pés no chão para me levantar, veio a dúvida: será que acordei ou agora que estou dormindo?